18 janeiro 2010

Abiã não tem Santo.


Ainda não me considero uma abiã.
A maioria fatores que descreve uma abiã ainda não me chegaram.
Minha família é do Candomblé como já disse, mas ainda não me firmei lá, logo, nem casa ainda tenho, mas existem coisas que acontecem comigo que acho que muitas/muitos abiãs não passaram nesse processo que antecede a feitura.

Eu nunca fui em jogo para saber qual seria o meu Orx, e uma das pessoas que mais confio para me dizer isso apenas com sua intuição seria minha Avó, mas ela segue um tradição em que não se diz o Orx de qualquer pessoa antes dela se firmar ao menos como Abiã, mas muito antes de tudo isso, era como se tivesse escrito na minha testa de tão claro que eu sou Filha de Oyá.
Eu devia ter uns 13 anos quando alguém me disse isso pela primeira vez, e desde então investiguei tudo sobre ela, e me sinto de fato filha de Oyá.
Hoje todos os Babalorixás e Yalorixás, exceto minha avó, que conheço me deram esse mesmo Orx.

De uns 8 meses pra cá, eu me senti mudada, mais doce, mais quieta, mais ciumenta e paciente/compreensiva ... achei estranho, mas pensei ter amadurecido, e foi de fato só que a uns 2 meses as pessoas já não me dão Oyá de cara, e o mais intrigante é que as pessoas dizem que sou filha de Oxm, eu ainda não me sinto de tal forma, mas de fato sei que a uns tempos minha simpatia por ela aumentou e minha vida está rodeada dela.
Minha avó é D'Oxm e sou eu quem ascendo as velas, e tudo mais, eu praticamente quem cuido, fora outras situações novamente desnecessárias de se comentar num lugar tão exposto como a internet .

Fico meio sem jeito nessa situação, não aflita, mas ainda não me acostumei com a idéia.
Ainda não tenho certeza, mas sinto que possa ser verdade.

E diante disso sou obrigada a concordar com minha avó no sentido de não dizer o Orx até que se tenha certeza num jogo, ou até que ela seja tomada pelo Orx pela primeira vez.




Mtbá.

Um comentário:

  1. e verdade eu tambem acho,tambem tenho essa duvida porque dizem que sou de oxossi,tenho medo de que no dia que eu fizer um jogo não seja ele,meu orixa me pegou um vez e todos dizem que oxossi,mas ainda tenho duvida....
    motumba!

    ResponderExcluir